Amiguinhos Amados

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Bichinhos - Visão


Das cores básicas do espectro (amarelo, azul e vermelho) os cães, que têm visão dicromática, ao contrário do homem cuja visão é tricromática, distinguem bem o amarelo, o azul e o branco (somatória das cores) e o preto (ausência delas). Imagine que o cão, ao observar uma roseira, a enxergue em preto e branco, porquanto o verde ele reconhece como preto e o rosa como branco - fosse esta mesma roseira amarela com flores azuis ou azul com flores amarelas, ele a enxergaria com fidelidade de cores! É o que as evidências nos mostram sobre a visão dos cães e gatos.

As pessoas dizem que a visão do cão é inferior à nossa. Isso é verdade em vários pontos, mas em outros, a visão dos cães é superior.

Os cães enxergam com menos resolução e em menos cores do que os humanos. Segundo algumas pesquisas, eles enxergam em cinza, azul e amarelo, e não conseguem diferenciar vermelho, verde, amarelo e laranja. Por isso, se você for brincar de bolinha com seu cão em uma grama, dê preferência para as bolinhas azuis, pois para o cão será mais fácil de ver.

Por outro lado, a visão dos cães é mais sensível à luz e ao movimento que a dos homens. Assim, os cães enxergam melhor no escuro, e detectam movimentos, principalmente no escuro, mais facilmente do que nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba