Amiguinhos Amados

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Bichinhos - Percepção canina


A percepção canina e a humana dos objetos e do ambiente são muito diferentes.


Uma rosa nem sempre é rosa. O ser humano dá atenção à harmonia das formas, à beleza da cor e ao perfume delicado da flor. Para um cão, a beleza não tem significado. Ele mal percebe as cores e não liga aos perfumes. Para despertar a sua atenção, a rosa precisava de ter sido borrifada pela urina de outro cão. Aí sim ela começaria a ter significado.


O olfato ultra sensível é o principal sentido canino. Um cão tem entre 200 milhões e 300 milhões de receptores de olfato numa área do tamanho de um lenço. O ser humano tem apenas 5 milhões numa área do tamanho de um selo postal.


O ruído do silêncio, um local que pareça silencioso para o ser humano pode ser ruidoso para um cão. Isso porque o cão detecta sons em frequências tão baixas como 16Hz a 20Hz (contra as 20Hz a 70Hz do homem) e tão altas altas como 70 mil Hz a 100 mil Hz (contra as 20 mil Hz do ser humano) e ainda tem a vantagem de poder mover as orelhas, o que ajuda a localizar rapidamente a origem do ruído. Comparado com o ser humano, o cão ouve sons quatro vezes mais distantes. Numa biblioteca silenciosa, o animal percebe o som de um lápis a riscar o papel na sala ao lado. E consegue escutar as ondas de alta frequência emitidas por relógios de pulso e lâmpadas fluorescentes.


A televisão não tem graça. A transmissão é calibrada para a percepção do olho humano, que é de 60 frames por segundo. Como os cães vêem 80 frames por segundo, para eles a TV é uma sequência de imagens paralisadas alternadas com telas pretas. Como as lentes (córnea e cristalino) do olho canino são mais achatadas que as humanas, o cão não pode ver muitos detalhes, sobretudo a curta distância. Por outro lado, os seus olhos são mais sensíveis à luz e ao movimento. Algumas raças têm uma visão de 270 graus, contra os 180 graus do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba