Amiguinhos Amados

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bichinhos - Agressividade


Um problema que chateia muitos donos de cães é a agressividade que seus cães demonstram frente a pessoas desconhecidas e outros cães na rua. Este é um sintoma típico de cães que não foram devidamente socializados quando filhotes, ou seja: o cão acredita que a aproximação de outro cão, ou de pessoas estranhas a ele, significa um perigo potencial, então ele reage agressivamente.

Muitas vezes o próprio dono reforça este comportamento agressivo do cão, mesmo sem se dar conta disso. É o que acontece toda vez que um dono, ao ver seu cão latir ou rosnar para estranhos, faz carinho nele para acalmá-lo. Na visão do cão o carinho é uma recompensa, logo ele está sendo recompensado pelo comportamento agressivo. Com isso o cão acredita que aquele comportamento é o que o seu dono espera dele. Pronto! Está feita a confusão!

Outras vezes o proprietário vê alguém se aproximando e, já sabendo que seu cão será agressivo, fica tenso. Ao sentir que seu dono ficou tenso, o cão tem a confirmação de que a aproximação de pessoas estranhas é uma situação perigosa, e se é perigosa ele deve proteger seu dono. Logo ele late e rosna para este estranho perigoso.

Para que estas situações não aconteçam devemos acostumar o cão a andar calmamente entre pessoas desconhecidas, e outros cães também. Isso deve ser feito o mais cedo possível. O ideal é que se comece a sair com o filhote na rua assim que o veterinário o liberara para sair. Leve seu cão a praças ou parques e então faça com que seu filhote possa brincar com outros cães de idades, raças e sexo distintos. Da mesma forma deixe que ele brinque com pessoas bem diferentes. Faça com que este contato seja o mais prazeroso possível. Isso o deixará bastante sociável e tranqüilo.

Isso deve ser feito mesmo com cães de guarda. O fato de ele ser sociável na rua não fará com que ele seja um pior guarda na sua casa, muito pelo contrário: um cão medroso é um péssimo guarda, pois nunca será capaz de distinguir uma situação de perigo real de outra qualquer, já que todas lhe dão medo.

2 comentários:

  1. E isso pode se tornar um grande problema para o dono, né?
    Bjkas, amiga!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sônia,
    Obrigada pelas visitinhas ao meu Blog!!
    Tenha um bom Fim de Semana!!
    Bjkas

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba