Amiguinhos Amados


Para Interagir Conosco, Clique Na Imagem.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Bichinhos - Solidão

A solidão é um problema cada vez mais freqüente na vida dos cães e gatos.Hoje em dia os donos passam a maior parte do tempo fora de casa, deixando-os sem companhia por várias horas seguidas.

O cachorro é um animal social e por isso precisa do contato com o grupo que pertence para aprender suas regras, comportamentos e rituais. O contato social é tão importante para o desenvolvimento físico e emocional de um cão quanto dar vacinas, ração e água.

Tudo piora quando falamos de filhotes. Deixar um filhote sozinho pode gerar danos muito mais graves do que podemos imaginar.

Ao trazermos um filhote para casa passamos a ser sua matilha e ele aprenderá conosco através de estímulos e repreensões. Se este cão passa horas sozinho ele não terá nenhuma referência de comportamento e tomará suas decisões de certo ou errado sozinho. Esta falta de referência faz com que toda sua aprendizagem fique comprometida e um dos primeiros sinais é fazer cocô e xixi sempre no lugar errado.

Como podemos exigir um bom comportamento de um cão que passa a maior parte do seu tempo sem ser educado?

Outra questão importante é a brincadeira. Os filhotes adoram brincar e além disso têm uma energia enorme e precisam gastá-la brincando, correndo, caçando, pulando. Estes cães normalmente brincam pouco e fazem pouquíssima atividade física.

Filhotes solitários são normalmente hiperativos e ansiosos. São ansiosos porque acham que foram abandonados e quando seu dono chega fazem qualquer coisa para obter a atenção, como se estivesse tentando compensar o tempo em que ficou sozinho.

Este cão quando adulto dificilmente conseguirá ficar deitado ao lado do dono. Ele sempre exigirá atenção total o tempo todo, tornando-se inconveniente.


Um comentário:

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba