Amiguinhos Amados

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Bichinhos - Castração


Xixo foi castrado!!
O pós operatório foi tranquilo. O bichinho já está brincando e correndo pela casa, novamente

MITOS E VERDADES SOBRE A CASTRAÇÃO

"A castração deixa o animal gordo"
Falso. A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ingestão de alimento for controlada e o dono não ceder às vontades do animal, o peso poderá ser mantido. Observa-se que animais castrados quando jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência a se tornarem obesos. A obesidade pós castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia.

"A castração deixa o animal bobo"
Falso. O animal ficará letárgico após a castração apenas se adquirir muito peso. Gordo, ele se cansará facilmente e não terá a mesma disposição. A letargia é conseqüência da obesidade e não da castração em si. Os animais na fase adulta vão, gradativamente, diminuindo a atividade. Muitos associam erroneamente esse fato à castração.

"A castração mutila o animal, é uma cirurgia cruel!"
Falso. A cirurgia de castração é simples e rápida e o pós-operatório bastante tranqüilo, principalmente em animais jovens. É utilizada anestesia geral e o animal já estará ativo 24 horas após a cirurgia. Não há nenhuma conseqüência maléfica para o animal que continuará a ter vida normal.

"A castração evita câncer na fêmea"
Verdadeiro. As fêmeas castradas antes de 1 ano de idade, têm chance bastante reduzida de desenvolver câncer de mama na fase adulta, se comparado às fêmeas não castradas. A possibilidade de câncer de mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio. A retirada do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os 6 anos de idade, cujo tratamento é cirúrgico, com a remoção do órgão.

"O macho castrado não tem interesse pela fêmea"
Falso. Muitos machos castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor comparado a um animal não castrado. Se o macho é castrado e há uma fêmea no cio na casa, ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, sem que haja fecundação.

"Castrando os machos eles deixam de fazer xixi pela casa"
Verdadeiro. Uma característica dos machos é demarcar o território com a urina. Se o macho, cão ou gato, for castrado antes de um ano de idade, ele não demarcará território na fase adulta. A castração é indicada também para animais adultos que demarcam território urinando pela casa. Nesse último caso, pode acontecer de animais continuarem a demarcar território mesmo após a castração, pois já adquiriram o hábito de urinar em todos os lugares.



6 comentários:

  1. Fico feliz pelo Xixo. (O gato que meus pais tiveram também foi castrado, mas ele não deixou de dar as suas voltinhas nocturnas. lol)

    ResponderExcluir
  2. E agora que Xixo siga feliz!!

    ResponderExcluir
  3. Minha mãezixa querida! Sou o novo seguidor do bloguixo!!!! :D

    ResponderExcluir
  4. Benvindo ao seu bloguixo, bichinho amado!!!

    ResponderExcluir
  5. A Kika queria saber do Xixo, mas já li que correu tudo bem e que ele já anda a correr pela casa
    Ron...rons da Kika.
    Bjs da tia Graç

    ResponderExcluir
  6. Ih... já vi q o Xixo vai continuar um "Capetixo"... rsrsrsrs pq ele se alimenta bem, de forma saudável.

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba