Amiguinhos Amados

terça-feira, 22 de junho de 2010

Bichinhos - Pepi, você sabe porque existe Festa Junina?


O Xixo queria saber porque existe Festa Junina
Perguntou logo ao Pepinho, e ele prontamente respondeu:
Xixo,quando chega o mês de junho, entram em cena o chapéu de palha dos sinhôzinhos, as saias rodadas das sinhazinhas, as fogueiras e a música dos sanfoneiros. Começam as festas juninas, celebradas em todo o país em homenagem a São João, o santo que batizou Jesus Cristo. A tradição, ao contrário do que se imagina, não vem do Nordeste, mas dos países católicos da Europa, onde a festa era chamada de Joanina em referência ao santo. Com a colonização portuguesa, o costume de celebrar o São João no mês de junho atravessou o Atlântico e se incorporou à cultura brasileira, agregando várias influências de todo o mundo. No Brasil, comidas típicas como a mandioca, o jenipapo e doces e pratos feitos à base de milho passaram a fazer parte das comemorações. Os fogos de artifício que pipocam nos céus de junho vêm da China. Aqui, também, outras manifestações folclóricas como o bumba-meu-boi e o tambor de crioulo se misturam ao universo joanino. As primeiras festas em homenagem a São João em solo brasileiro foram celebradas pelos padres jesuítas e datam do século 17.

Mas as influências não param por aí. A tradicional dança da quadrilha nasceu na Inglaterra, entre os séculos 12 e 13, e se popularizou no meio da nobreza francesa. A dança, de passos marcados, remonta aos bailes e festas que agitavam os luxuosos salões dos palácios parisienses. As reverências dos cavalheiros para as damas e movimentos como o túnel e as trocas de braços são os mesmos. Com raízes profundas na fé católica, os festejos juninos, hoje, têm o mesmo formato das famosas quermesses promovidas pelas paróquias, com barraquinhas de quitutes e brincadeiras.
Pronto Xixo, espero ter respondido a sua pergunta, mais uma vez
Labeijinhos do seu maninho Pepi que te aumodola

9 comentários:

  1. Ah, mas esse menino Pepi continua fazendo muuuuito sucesso, sempre em dia com o momento, sempre nos ensinando algo de novo.
    Amamos aqui, bem explicadinho e apropriado para a época.
    Beijos em todos, se cuidem bem, sempre.

    ResponderExcluir
  2. Quanta coisa Pepi tá sabendo e ensinando,...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Demais a caracterização,pepi é cultura!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Vim dar um beijinho de boa noite em você!!!
    E encontro essa figurinha linda!!!
    "Pai, faça que eu partilhe a vida com meus amigos.
    Que eu seja tudo para cada um deles.
    Que a todos dê minha amizade, minha compreensão, meu carinho,
    minha simpatia, minha alegria, minha solidariedade,
    minha atenção, minha lealdade.
    Que eu os aceite e os ame como são.
    Que eu seja um refúgio poderoso e um amigo fiel.
    Pai , faça com que permaneçamos unidos, pela nossa eternidade.
    Que essa amizade floresça sempre como um belo jardim,
    para que nós possamos nos lembrar com orgulho.
    Que sejamos todos cúmplices de bons e maus momentos.
    Que eu possa estar aqui sempre que ele precisar,
    mesmo que seja só para dizer :
    - Oi , tudo bem com você?
    Ó ! Pai Todo Poderoso presente em meu coração!
    Eu peço que continues a nos guiar, amparar e proteger"
    Sônia Silvino's Blogs
    Vários temas & um só coração!!!

    ResponderExcluir
  5. Verena,que docura um explicando para o outro o significado das festas juninas!Texto bem informativo e interessante!Adorei!Lambeijos,

    ResponderExcluir
  6. Oi amiguinhos!!! Que delícia!!! Aprendi algumas coisas com o Pepi. Ele explicou direitinho. Desse jeito fica fácil entender. Muitos beijinhos e afagos para vcs

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12:48:00

    legaç :)

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba