Amiguinhos Amados

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Bichinhos - O melhor amigo do homem!!!


Um grupo de pesquisadores da União Europeia (UE) demonstrou que o cachorro é o melhor amigo do homem também no campo da genética, por contribuir para pesquisas médicas com informações sobre a patogenia de doenças como câncer, epilepsia, diabetes e problemas cardiovasculares. Este projeto faz parte das pesquisas mais inovadoras financiadas pela Comissão Europeia (órgão executivo da UE), algumas das quais foram apresentadas nesta semana em uma Conferência sobre Pesquisa e Inovação em Saúde realizada em Bruxelas.
Batizada de "Lupa", em homenagem à lendária loba que amamentou os gêmeos Rômulo e Remo, fundadores da cidade de Roma, a iniciativa reúne 20 veterinários de 12 países que, desde 2008, recolhem mostras de DNA de cães de raça saudáveis e de outros afetados por doenças similares às que atingem os seres humanos. Este trabalho, financiado por 12 milhões de euros, será concluído em 2012. Ele foi apresentado em entrevista coletiva por Kerstin Lindblad-Toh, professora da Universidade de Uppsala, na Suécia.

A cientista explicou que muitas doenças caninas poderiam compartilhar a mesma base genética que as humanas e, como os cães foram criados em locais diferentes, devido às variadas raças, torna-se mais fácil detectar neles defeitos genéticos que conduzem a uma patologia e, em seguida, considerá-los nos seres humanos. Lindblad-Toh afirmou que estudar os cachorros ajudará a melhorar a compreensão da origem genética das doenças, o que acaba tendo relevância ao contexto da medicina de humanos. "Os cachorros são mais que os melhores amigos do homem. Eles nos ajudam a compreender melhor a origem genética de doenças como o câncer, a epilepsia, problemas cardiovasculares e diabetes", comentou.

O fato é que, vivendo no mesmo ambiente, as pessoas e os cães sofrem das mesmas doenças, mas as desses animais são "geneticamente muito mais simples", segundo o especialista. Mais de 200 males genéticos foram registrados nos últimos anos, enquanto a população canina conta com 400 raças puras sendo cada uma delas "um isolado genético com características únicas". O genoma dos cachorros afetados pelas doenças se compara ao dos saudáveis para identificar defeitos implícitos nos mecanismos desses transtornos e, assim, também será possível reduzir o elevado índice de doenças caninas herdadas. "Uma vez que encontramos o gene nos animais, estudamos qual é o papel que ele desempenha nos seres humanos", comentou Lindblad-Toh.

As raças analisadas são, entre outras, o Golden Retriever e o Pastor Alemão para o câncer; o Cocker Spaniel Inglês para o comportamento agressivo; o Doberman e o Boxer para o hipotireodismo; o Dogue Alemão e o Wolfhound Irlandês para as patologias cardiovasculares, e o Greyhound e o Collie para a monogenia.

13 comentários:

  1. oOi somos 3 gatos portugueses que adoramos blogs de bicjhos e o seu é liiindooo, venha conhecer-nos quando puder sim? marradinhas

    ResponderExcluir
  2. Que interessante esse post.Parabéns!beijos,tudo ce bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Interessante!!! Ótimo post meus queridos!
    Beijinhos e afagos

    ResponderExcluir
  4. Pra você ver né... enquanto tem tanta gente que só faz atrapalhar, os bichinhos só fazem é ajudar, até como referência para tratamentos eles são aproveitados, enquanto tem tanta gente que não se aproveita nada.
    Êita contraste, e o Humano ainda "se acha"!
    He, he...
    Beijos minhas fofuras, fiquem com Deus e um mais que lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Pepi não sei qual é o 2º selinho?
    Oteu slaide com os fetografos ficou muito fiche,eu até pensei que era noticia de jornal...
    Minha dona queria pedir tua dona como ela faz as molduras com as fotos,pois ela queria fazer uma supresa mas não é capas de ir buscar as molduras nem por as fotos,a tua dona ensina isso minha dona?
    Olha no meu slid não estás mas no proximo vais ficar em destaque
    O namoro do Xixo vai bem?
    Ronronzinhos para voc~es e bom fim de semana.
    Kika

    ResponderExcluir
  6. Olha, apesar de ser de grande valia os estudos, sou contra experimentos com animais, a não ser que seja para o bem deles e não apenas, para curar os males dos humanos!
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Eles são melhores amigos em tudo!

    ResponderExcluir
  8. oiieee..meu blog é recente e eu naun sei como funciona o selinho!!...como eu faço?
    beijoooooosss

    ResponderExcluir
  9. Que interessante, amiga!!!
    Você deveria ver a minha cara cheia de felicidade quando encontro um comentário seu.
    Obrigada por participar dos meus blogs!


    Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina,
    Sê um arbusto no vale mas sê
    O melhor arbusto à margem do regato.
    Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
    Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva
    E dá alegria a algum caminho.

    Se não puderes ser uma estrada,
    Sê apenas uma senda,
    Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela.
    Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso...
    Mas sê o melhor no que quer que sejas.

    Pablo Neruda

    Bjkas e ótimo final de semana!
    Sônia Silvino's Blogs
    Vários temas, um só coração!

    ResponderExcluir
  10. Audolei os esclarecimentos sobre as doenças
    nos cães. Muito interessante e explicativo.
    Vauleu. Lambs.

    ResponderExcluir
  11. lindoooooo o Chico no slide!!!!!!!!! ameeeeeeeii, muitu obrigada pelo carinho!! coloquei o selinhu no blog....beijuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  12. haaahahahahha

    Eu e mamys nos achamos.... eu bem nenem....


    muito lindoooo!!!!!!!!!!!

    Audoramos Pepi!!!!!!!!!!

    Lambeijos e narizinhos de bolinhas de sorvete...

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba