Amiguinhos Amados


Para Interagir Conosco, Clique Na Imagem.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Bichinhos - Entendendo o Xixo...


É comum achar que gato é um animal independente e solitário, que faz o que bem quer e que não necessita de ninguém, basta que tenha comida a disposição e um local confortável para dormir. No passado realmente eles eram assim, mas com o processo de domesticação hoje os gatos vivem bem em grupos, mas ainda nesse quesito são muito diferentes dos cães.

O gato doméstico
O gato doméstico é descendente do gato selvagem africano, que é um caçador solitário, que depende de si próprio para se alimentar e sobreviver. O gato selvagem africano precisa cobrir uma área muito extensa da savana para garantir sua comida e deve conseguir boas presas para se manter saudável e ter sucesso na caça. Para isso, os animais desenvolveram um sistema de orientação e comunicação que permite que cada um possa caçar e sobreviver sem conflitos.

É um tipo de comunicação por rastros em que os gatos marcam seus territórios com um cheiro característico que ele e outro gato possam reconhecer. O gato nunca precisou desenvolver nenhuma forma de hierarquia ou sistema social porque não tinham contato entre indivíduos, apenas na época do acasalamento.

A domesticação
Hoje com a domesticação eles aprenderam a conviver em grupos. O contato do gato selvagem africano com o homem ocorreu há 4000 anos. Os gatos foram atraídos porque existiam muitos roedores nos silos que alimentavam o gado. Desde então os gatos mais tolerantes a companhia humana desenvolveram características comportamentais diferentes dos que habitavam as savanas. Com essa aproximação, começou a ocorrer uma concentração de animais em uma pequena área em torno do alimento, e além de conviverem melhor com o homem, aprenderam a conviver melhor uns com os outros.

Entendendo melhor o comportamento felino

O hábito dos gatos de se roçarem é uma importante coesão social que liga os animais entre si, acredita-se que esse hábito seja acompanhado da emissão de um cheiro característico. Os gatos se esfregam uns nos outros e isso faz com que glândulas da face e das costas exalem o cheiro. Gatos de determinado grupo soltam um cheiro característico que permite que reconheçam indivíduos do mesmo grupo.

Gatos de outros grupos não soltam o mesmo cheiro e seriam por isso, reconhecidos como ameaças, pois o tamanho do grupo é relacionado à quantidade de comida disponível em determinada área, um intruso representa ameaça para a sobrevivência do grupo residente. O mesmo se aplica a gatos que residem em ambientes domésticos, mas nem sempre gatos que convivem na mesma casa pertencem ao mesmo grupo.

Pessoas que possuem vários gatos devem colocar a comida em diversos locais pela casa, para que todos tenham acesso ao alimento no momento que quiserem, de forma tranqüila, sem estresse ou conflitos. Isso ajudará a manter a harmonia na casa.

Gatos estressados apresentam algumas alterações comportamentais como, por exemplo, urinar ou defecar em locais inadequados, além de roçar demais o pêlo. Certas doenças como a cistite pode ter como causa de base o estresse.

8 comentários:

  1. Eu gosto de gatos mas sou alergica e tenho asma,nem por isso deixo de fazer carinho quando encontro um,rom rom rom.

    ResponderExcluir
  2. Quando me mudei de casa foi um estresse muito grande para os meus gatos. O Martim (filho da Pink e neto da Rutha) começou a se lamber excessivamente e teve que tomar anti- depressivo! Depois de uns meses se acostumou melhor com a nova casa e logo arrumou suas briguinhas pela rua. Infelizmente ele teve insuficiência renal e morreu no ano passado, mas deixou muitas lembranças felizes. Agora está brincando com o Pepi no céu dos bichinhos !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da "aula" e passei a entender por que meu gato se esfrega nas bolsas e sapatos novo...rs
    beijos

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom saber sobre eles.

    Que lindo o blog!Parabéns pela roupa nova!

    beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Que comadre mais criativa e caprichosa que eu tenho!!! Este blog está cada vez mais lindo, amiga!
    Lindo Xixo!
    Beijinhos e lambeijos!!!

    ResponderExcluir
  6. verana querida,
    adorei a aula!
    não tenho gatos mas adoro o da vizinha aprendi muito aqui hoje.
    o blog esta lindo +++ e adorei ver o kiri e todos os amiguinhos hehehehe que delicia ficamos felizes..
    o xixo esta lindo huauuuuuu...
    adorei ter vindo.
    linda noite com bjos.
    obrigada pelo seu carinho mas estou igual a ontem mas eu chego la rsrsrs.
    lambeijos e rons rons...

    ResponderExcluir
  7. Adorei!! Agora sei por que essa mania de se esfregar! É pior quando eles fazem isso naquelas blusas que tudo gruda!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi! Adorei os pintinhos!! Ficaram uma graça! E gostei de conhecer um pouquinho mais dos "Xixos"!
    Beijinhos carinhosos! (Não esqueci de vcs!)

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba