Amiguinhos Amados


Para Interagir Conosco, Clique Na Imagem.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Bichinhos - O Ano Novo é bem Novo

Pois é, o Ano Novo é bem novo. Ele é comemorado do jeito que a gente conhece faz só cerca de 500 anos. E foi por causa do Papa Gregório XIII, que decidiu que o 1º de janeiro ia ser o primeiro dia do ano. Antes cada país comemorava na data que quisesse, sendo que era comum fazer isso na chegada da primavera.
A primeira comemoração que a gente conhece foi na Mesopotâmia há mais ou menos 4 mil anos. A festa começava na primeira lua nova da primavera, no dia 19 de março, quando também é comemorado o ano novo esotérico até hoje.
Ainda hoje, nem todas as culturas do mundo comemoram o Ano Novo na mesma data, mas como todo ser humano é chegado em uma festa, a comemoração é geral.
No Japão, a comemoração começa junto com a nossa, mas vai até o terceiro dia do ano. E a China fica um mês na gandaia: de 15 de janeiro a 15 de fevereiro. Lá todo mundo limpa a casa e faz muita comida. Eles têm até um bolinho especial para o Ano Novo, o Yau Gwok, que é um símbolo de prosperidade.
O Rosh Hashaná dos judeus, ou festa das trombetas, ocorre em setembro. E é hora de pagar as dívidas e devolver tudo que emprestou durante o ano (essa a gente podia adotar por aqui, hein?).
Já para outros povos, a data tem um sentido religioso. Os islâmicos comemoraram o Ano Novo em maio, que é aniversário da Hégira (emigração). E os muçulmanos, no dia 6 de junho, que foi quando o mensageiro Mohammad fez a sua peregrinação de despedida.
Em contrapartida, a Itália vê a data como a mais pagã das festas (assim como aqui é o Carnaval). Lá as pessoas esperam a meia-noite acordadas, porque quem passa a virada dormindo vai dormir o ano inteiro. E em Portugal, a galera vai pra janela de casa bater panelas.
Diferenças à parte, no mundo inteiro o Ano Novo vem acompanhado de fogos de artifício, gritos, apitos, buzinas e muito alegria. Essa tradição é antiga e espanta os maus espíritos.

Bom, a gente nunca vai saber se todas as superstições que a gente conhece pro Ano Novo, tipo comer não sei quantas uvas e usar tal cor dão certo. Mas todas elas levam a gente a pensar positivo e esperar um Ano Novo cheio de coisas boas, como sorte, e prosperidade,

9 comentários:

  1. Feliz Año Nuevo!!!
    Me paso para desearos la mejor fiesta de cambio de año y un año tan bueno o mejor que este que ya termina!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. no conocía muchos de estos argumentos,
    es bonito aprender cosas,
    para el próximo año, que tenemos ahí, ya en la puerta, te deseamos de corazón, todo lo mejor !
    un abrazo
    ah ! ya tenemos a Xixo en el calendario de pruno para recordarlo en su cumpleaños

    ResponderExcluir
  3. Feliz 2011, com muita saúde e momentos alegres.

    ResponderExcluir
  4. Uma aula de ano novo muito legal.
    Um feliz 2011 para todos auaus e miaus e amiguinhos.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Feliz Ano Novo para você, meu amigo! Espero que o novo ano é tão especial como você!

    ResponderExcluir
  6. Pepi, Xixo e querida mamãe, desejamos à vocês um Feliz 2011 cheio de muita saúde, paz, amor e realizações. Foi muito bom conhecê-los nesse ano.

    Beijos! Néia e Nikita:)

    ResponderExcluir
  7. Adoro saber mais sobre a História!
    Adoramos saber que o Ano Novo é bem novo hehehe

    Feliz 2011 a vocês, bichinhos e Verena!
    Tudo de bom, saúde, e felicidade!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Verena,um excelente artigo!Que seu ano seja cheio de alegrias junto aos seus bichinhos amados e obrigada pela sua amizade sempre tão carinhosa e generosa!Rons rons e lambeijos,

    ResponderExcluir
  9. con un poquito de resaca....., pero....
    FELIZ y POSITIVO 2011 !!!

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba