Amiguinhos Amados


Para Interagir Conosco, Clique Na Imagem.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Bichinhos - Parabéns, Rutha!!! e "Banho de gato"


Hoje é o aniversário da miaumiguinha Rutha
Muitos parabéns, miaumiguinha
Ronrons,Lambeijos e Beijinhos
Xixo,Pepi e Mamãe
Miaumiguinhos, 
Vocês gostam de tomar banho???
Eu só gosto de deitar na pia do banheiro, para ficar no fresquinho, porém não gosto nadinha de tomar banho
E vocês??? 
O que vocês acham da matéria abaixo???


"Banho de gato"
As lambidas são apenas uma das formas para manter os gatos limpos. Banhos com produtos específicos também são necessários.
Hábito de se lamber foi herdado pelos gatos domésticos quando viviam na natureza.

Engana-se quem pensa que o hábito de os bichanos passarem horas se lambendo é suficiente para manter em dia sua higiene. Ligado à proteção do felino na natureza, o banho de língua é apenas um dos itens para manter os pets limpos e saudáveis. “Gatos são extremamente limpos, mas existem muitos mitos ligados à sua higienização
O  principal mito ligado aos gatos é o de que os banhos com água, shampoo e condicionador são dispensáveis. “Algumas pessoas ainda insistem em conceitos ultrapassados e paradigmas. O gato deve tomar banho sim, pois sua língua retira uma parte da sujeira, mas não é anti-bactericida”. “Além do mais, ninguém quer um mascote sujinho em casa, muito menos na cama ou sofá.”

De acordo com os especialistas, outra ideia equivocada é a de que os bichanos têm medo de água. “Quem convive com os gatos sabe que eles adoram água corrente. É muito comum vê-los brincando com as patinhas e até mesmo lambendo água da torneira”. Ela explica que, na verdade, o animal foge do banho porque não foi condicionado a esse cuidado  desde pequeno.

Também é comum que o animal fique arisco quando o procedimento é realizado por um profissional não especializado. “O que o gato não gosta é de um profissional de estética que não o entende, e que não tem informações sobre produtos específicos para suas particularidades. Muitos não têm intimidade com os animais e estão mais habituados aos  cuidados com os cachorros”.

Banho eficiente: O passo a passo do banho é bastante simples. “Quando acostumados e condicionados desde pequenos os gatos adoram o banho. Utilizar produtos que respeitam as particularidades da espécie e de cada raça é fundamental.

Para não errar, o primeiro passo é retirar a sujeira presente na pelagem do bichano. “Para isso deve-se usar um shampoo pré-lavagem que abre as escamas do pelo. Em seguida, o ideal é utilizar um produto específico para o tipo de pelo. “Gatos com pelagem clara devem usar um shampoo tonalizante para pelos brancos.

Os pets de pelagem oleosa também precisam de um shampoo específico redutor de oleosidade. Também existem produtos para dar um volume extra e realçar ainda mais a beleza da pelagem. Quem tem em casa gatos filhotes ou que tomam banho com frequência deve optar por um produto neutro e hipoalergênico”.

Fora de casa
Ao finalizar a lavagem, o ideal é utilizar um condicionador com queratina. “O proprietário deve utilizar uma quantidade pequena do produto”, dá a dica. “A queratina é importante para fechar as escamas do pelo, que foram abertas para retirar a sujeira”.

Para felinos que não gostam do barulho do secador a dica é escolher um dia de sol para o banho. “O proprietário deve secar o animal com uma toalha e finalizar ao ar livre”, sugere. Atualmente, já existe no mercado um secador e soprador com o menor ruído, que é utilizado nos melhores centros estéticos com profissionais especializados. “É importante também proteger o gato com um protetor solar especifico para a espécie”, alerta. “Passe o produto nas pontas das orelhas, coxins, genital e no nariz”.

No caso dos banhos no pet shop, recomenda-se buscar informações sobre o profissional responsável pelo serviço e checar sua especialização. “É preciso conhecer o esteticista e saber se ele tem curso e é certificado para banho de gato”, diz. “O serviço precisa ser diferenciado e o ideal é trocar informações com o profissional sobre a rotina e o comportamento do animal.”

12 comentários:

  1. estás muy guapo Xixo,
    yo no se que pensar,
    a veces me he planteado bañar a Pruno, pero no se como sería, y como está muy limpio y no le hace falta lo voy dejando, pero pienso que alguna vezsi hará falta un baño !
    ya te explicaré
    besitos, y regalos de amistad si los quieres aceptar con nuestro cariño

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para a Rutha!
    Sabe que isso de dar banho regularmente realmente faz com que o/a gatinho/a fique menos "chateado" com os banhos!
    beijinhos e afagos.
    PS adorei vc e o Pepi lá no topo! Como você fez! (ai! Não resisti e perguntei!!!)

    ResponderExcluir
  3. Feliz aniversário para você Ruth doce!

    ResponderExcluir
  4. Com banho ou sem banho, gatinhos são tuuuuudo de bom! Já são cheirosinhos por natureza!!! Quanta perfeição!!! ;o)

    Beijos e bitocas, carinhos, muitos carinhos e tenham um liiiindo final de semana, de paz e bênçãos, Toca dos Gatos.

    E VIVA A RUTHA, VIVAAAA!!!

    ResponderExcluir
  5. Verena,que texto importante!Eu confesso que quando meus gatos eram pequenos eu dava banho neles,mas a medida que foram crescendo e ficando mais ariscos,parei.Num pet shop uma vez,me disseram que o banho stressa os gatos e tem histórias de gatos que morreram porque não eram acostumados a tomar banho e ficavam super stressados...eu acreditei e fiquei com medo e nunca mais os dois tomaram banho!São dois sujóes,tadinhos!....rsss...culpa da mãe aqui!Vou até falar com o veterinário agora pra ver se coloco esse banho em dia!...rsss...bjs,

    ResponderExcluir
  6. Um gatinho limpinho e cheiroso é tudo de bom...bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pra Rutha, linda e maravilhosa!!
    Xixo querido, eu não gosto nadinha de banho...rsrsrs você tá lindão na pia..hehe

    Beijinhos e miadinhos da Nikita:)

    ResponderExcluir
  8. a hj é aniversário da Rutha! ela apostou q a Clarice nasceria no dia do aniversário dela! vamos ver, temos ate meia noite rsrsrsr

    ResponderExcluir
  9. Parabéns à Rutha!!!
    E o texto está completíssimo, amiga!
    Beijos e bom FDS!
    Amo vocês!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns para Rutha. Ela é linda e muito charmosa.

    Eu nunca dei banho nos meus gatos.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. pARABÉNS À RUTHA e obrigado pelos carinhos.,Está bom demais, apesar de completamente fora da nossa realidade.Foi um lindo pesentão esse! beijos,inté!chica e o neno, adorando tuuuuudo!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, Verena, Pepi e Xixo ! A Rutha ficou extremamente feliz com tantas felicitações no aniversário !
    Desculpe a demora em agradecer e minha ausência, mas meu filho se mudou para Curitiba no fim de semana e passei a semana cuidando de contratos e comprando as coisas necessárias para ele morar sozinho lá. Agora já vou voltar a visitar todos os blogs normalmente.
    Com relação ao banho, agora que a Rutha está mais velhinha percebi que ela não consegue mais manter os pelos em ordem, começaram a aparecer nós enormes e só consigo tirar cortando mesmo. Li que a língua dos gatos vai perdendo essas saliências que ajudam a fazer a limpeza e tenho que escová-la com mais frequência. Além disso faço uma tosa higiênica para facilitar. Comecei a levá-la para tomar banho no pet shop a cada 2 meses e a moça de lá disse que ela gosta do banho !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba