Amiguinhos Amados


Para Interagir Conosco, Clique Na Imagem.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Bichinhos - Relacionamento entre Gatos e Humanos

O tipo de relacionamento mantido entre homens e gatos pode estar mais próximo da relação inter-humana do que se pensava. É o que descobriram pesquisadores da Universidade de Viena. Segundo o estudo, publicado na revista especializada Behavioural Processes, a ligação entre gatos e seus donos depende diretamente da personalidade, sexo e idade de ambos, dos sentimentos pontuais e do tempo de convivência entre os dois - características verificadas nos relacionamentos entre seres humanos.

A pesquisa, desenvolvida na cidade de Viena entre 2005 e 2006, observou a relação entre 39 donos e seus gatos. Foram escolhidos todos os tipos de “amizades”: entre donos homens e gatos machos, mulheres e gatas, gatos e mulheres e homens e gatas. A maioria dos animais passava grande parte de seu tempo em casa, convivia bastante com o dono, e o tipo de relação era forte - “os gatos eram considerados amigos, membros da família ou ainda ‘filhos’ de seus donos”, diz o resultado de um questionário preenchido por cada participante.

Os pesquisadores descobriram que a relação entre os gatos e seus donos é baseada em um verdadeiro jogo de interesses; são relações complexas, em que há contribuições emocionais de ambos os lados. Por exemplo, se um dono faz carinho no seu gato quando este pede, depois terá “créditos” com o bicho, quase como se um devesse a retribuição do afago ao outro. E o gato irá recompensá-lo mais tarde.

Também constatou-se que o humor e a personalidade dos donos afetam a forma como o gato reage. Os animais conseguem sentir as variações de humor dos donos, e se recolhem ou se aproximam dependendo disso. Mas só dos donos. “Em nossos estudos, descobrimos que fatores como a abertura do gato às pessoas não são independentes”, diz a pesquisa. Embora não pareça, os bichos reagem de formas diferentes quando com estranhos.

Outros resultados mostraram que, curiosamente, gatos parecem se dar melhor com mulheres. “Nos relacionamentos com uma dona, o número de gatos que iniciam o contato físico é maior que nos relacionamentos de gatos com homens”, independente do sexo do animal. O estudo também aponta que donos neuróticos tendem a ter contato mais distante com seus bichos, ou seja, têm uma relação fria em que o gato sabe que aquela pessoa serve como provedor de alimento e não necessariamente o respeita. A idade e a personalidade do animal também influenciam a relação.

Os pesquisadores de Viena pretendem aprofundar os estudos após constatarem que os mesmos tipos de comportamento não são observados em gatos que são criados mais livres - animais que vivem em casas com jardins, por exemplo, e que passam mais tempo longe dos donos. Nesses casos, não foi constatado que fatores temporais, como o humor momentâneo do dono, pudessem ser levados em consideração pelo bicho. Ainda assim, eles estão seguros de que a relação entre dono e gato envolve certos tipos de interação que fazem um, de fato, entender o que o outro está sentindo, como antes só tinha sido verificado entre humanos.


Fonte: Revista Época

10 comentários:

  1. O meu caso é esse do último parágrafo porque eu moro em casa com jardim e durante o dia cada um fica num canto. A Rutha principalmente adora ficar fora de casa, assim que eu acordo tenho que abrir a porta para ela sair, seja no jardim ou na piscina. A Pink é mais tranquila e dorme o dia inteiro na minha cama, mas meus companheiros são os cães que vão atrás de mim aonde eu for.
    À noite todo mundo quer colo ou ficar mais pertinho ainda de mim. No inverno a Rutha fica mais caseira e dorminhoca...
    Ótima semaninha pra vocês !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa artigo e tema. Ainda esses dias estava falando sobre as diferenças dos animais e dois gatos( tive 9 juntos,rsrs)Muito legal de observar! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  3. leí un artículo parecido hace unos días,
    yo puedo decir con efectivamente con Pruno, ambos nos entendemos, nos comprendemos, no se si será porque soy mujer o porque él es muy expresivo, pero si puedo decir que siento una gran relación con él y que ésta es mútua,
    un beso amigo Verena

    ResponderExcluir
  4. Esse foi um ótimo post! Eu tenho uma relação muito especial com o meu homem também...

    ResponderExcluir
  5. Legal esse tema,Verena!Realmente sinto essa sintonia com meus gatos.Eles parecem saber o dia que estou precisando de um chamego...rsss...adorei!Rons rons do Mozart e da Mel!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, querido amigo.

    Adorei essa matéria. Tenho quatro gatinhos e um agregado. Esse é de algum vizinho, mas fica mais tempo aqui, e é dócil com todos.

    Essa pesquisa é séria, porque acertou em cheio.

    Obrigada pela postagem.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Xixinho e Pepi !
    Vão ao meu blog
    Muitas turrinhas para ti ,Pepi e tua mamãe
    Beijinhos da minha Mamy
    Tua
    Kikinha

    ResponderExcluir
  8. Oi meus queridos

    É interessante essa pesquisa.
    Em casa os dois gatos: tanto a Mila, a siamesa como o Mel, o persa, são meus. Isto é, ganhei-os de presente de aniversário em anos diferentes. Mas o Mel escolheu minha filha como predileta e sua protegida. A Mila já tem relações bem mais estreitas comigo. Tanto que se não estou bem ela se desespera ou fica o tempo todo do meu lado sem se alimentar até que chegue alguém.
    Vai correndo e já volta. É minha melhor companheira.
    Ah, e adora dormir na pia como a Rutha num post anterior abaixo. Além de qualquer caixa que acha. Esses nossos bichinhos...são adoráveis.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  9. ñ axo que seja so interesse dos gatos... tem tb, mas eles tb se apegam, e se dedicam aos donos sem pedir nada em troca!

    ResponderExcluir
  10. A matéria é bem legal, eu vi na revista=D
    É, também acho o relacionamento deles melhores com mulheres =D

    Beijos

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba