Amiguinhos Amados

terça-feira, 7 de junho de 2011

Bichinhos - Poodles!!!

 O Poodle, também chamado de Barbone e Caniche, é considerado uma das raças mais inteligentes, obedientes, dóceis e versáteis. Por possuir tais características e uma aparência encantadora, é considerado o mais popular das raças. O nome deriva da palavra alemã "pudel", que significa "chapinhar na água". No passado, esse animal serviu como excelente cão de busca. A linhagem do Poodle continua um mistério.
Na França este cão é chamado Caniche (Canard = pato) porque houve um tempo em que era considerado um excelente resgatador (que vai buscar a caça abatida e a traz para o seu dono) de aves selvagens aquáticas.
Comprar um filhote de Poodle, de pequeno porte, não é coisa fácil. Normalmente ele cresce e transforma-se num cão bem maior que o desejado. Este problema é causado pela falta de informação quanto à criação correta da raça.
O correto é criar sempre Poodles de igual tamanho. Assim, os descendentes terão o mesmo porte dos pais. Essa regra, no entanto, só funciona se for seguida, no mínimo por 6 gerações. Visando apenas lucro, os criadores inescrupulosos cruzam exemplares de tamanhos diferentes com a intenção de produzir uma ninhada maior e de filhotes menores. A receita deles é acasalar uma fêmea maiorzinha com um machinho bem menor. O resultado são mais filhos, mas de tamanhos imprevisíveis.
Quem quer levar um Poodle para casa e não ter muitas surpresas com o seu tamanho, o melhor a fazer é verificar o tamanho dos pais. O número de filhotes da ninhada também é um bom indicador. Normalmente o Toy dá em média de 2 a 3 filhotes; o Anão, de 4 a 6, o Médio de 7 a 10 e o grande de 9 a 14 filhotes.
Porém, nada disso garante que o filhote será do tamanho desejado. O certo mesmo é a honestidade do criador, por isso, o ideal é comprar filhotes apenas de criadores idôneos. Se você não conhecer nenhum canil peça a indicação no Kennel Clube mais próximo de sua cidade e se garanta legalmente, exigindo no contrato de compra e venda a descrição da variedade, caso ela não conste no pedigree.
Os Poodles com menos de 25 cm são chamados de Micro. Geralmente, em função do tamanho, tem a ossatura muito delicada e fogem das características exigidas no padrão da raça. A cabeça costuma ser grande e abobadada, os olhos redondos e proeminentes e a moleira aberta quando adulto.
Estas características podem torná-los animais fracos, propensos a fraturas e até à morte após uma simples queda.
Os poodles, em geral, são excelentes companhia para as crianças. Topam qualquer brincadeira sempre com muito entusiasmo. Na foto ao lado está a Daniela, com 3 anos, e a Fifi, uma poodle com 22 cm.
Os Poodles, pelo sistema CBKC podem ter quatro tamanhos:
 
TOY - até 28 cm
ANÃO - de 28 a 35 cm
MÉDIO - de 35 a 45 cm
GRANDE - de 45 a 60 cm
Pesquisa feita por Pepi

5 comentários:

  1. Pepi, gostei muito de ler a tua pesquisa,fiquei muito esclarecida! ronrons para ti.
    Podes dar um recado ao meu namogadinho?
    É que eu já começo a ficar danadinha por não podermos namogar...
    Turrinhas para ele e uma lambidela para minha sogrinha
    Kika

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post para quem quer ter um cachorrinho assim, poder se informar bem.Um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Quando o meu filho estudou na França disse que tinha muita gente passeando com cachorros na rua e a maioria eram poodles. No inverno eles passeavam vestindo roupinhas de lã super estilosas. Eu gostaria de ter um poodle grande ! Quam sabe um dia...
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  4. Eu amei essa raça: são doces e muito inteligentes. E escolhi sem pensar muito quando comprei o Bidu! Me apaixonei pelos olhos negros dele me fitando.
    Quanto à surpresa do tamanho, passei por isso. rsrsrs
    Beijos, amiga querida!

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro os poodles.Eu ganhei a Fadinha da minha cunhada que tem uns quinze poodles!A Fadinha é uma benção em minha vida!Uma cachorrinha alegre,bem esperta e divertida.Ela é super inteligente!Eu adoro poodles e adorei sua postagem!Ficou linda a foto da Daniela!Lambeijos e rons rons,

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba