Amiguinhos Amados

sábado, 25 de junho de 2011

Bichinhos - Xô bolas de pelo!!

Miaumiguinhos,
Eu estava dódoi e "meu mãe" me levou ao "Tio Vet"
Chegando lá, ele fez um tal de RX  e me deu uma maldita espetada para tirar sangue
Doeu muito...aiuuuuu
O resultado dos exames saiu ontem:
O  pelo que eu engolia me fazia vomitar e tossir
O "Tio Vet" me passou um remedinho, em forma de pasta, que eu tenho que "lamber"...é uma delicinha e
Já estou quase bom.
Ronrons  miaumigos do
XiXo
Segue a pesquisa feita pelo "meu mãe" sobre este assunto:
"A primeira vez que se vê um gato a expelir uma bola de pêlo fica marcada na memória e não há dono que não deseje ardentemente que esse comportamento acabe. Contudo, as bolas de pêlo vomitadas são um mal menor: Para o gato é melhor expeli-las pela boca do que defecá-las, mas o ideal seria não formá-las de todo, evitando assim correr o risco de desenvolver problemas digestivos ou intestinais.

As bolas de pêlo são efetivamente pequenos bocados de pêlo, de forma tubular, com cerca de 5 cm, que os gatos formam no estômago. O pêlo é dos próprios gatos e é engolido enquanto o gato faz a sua higiene.

Os gatos têm uma língua áspera que não lhes permite cuspir os pêlos que ficam agarrados e a única opção do animal é engoli-los. Os pêlos não são digeríveis e vão-se depositando no estômago. A partir daí, as bolas de pêlo podem ser expelidas pela boca ou serem defecadas. Das duas opções, expelir pela boca é aquela que menos prejudica o animal. Apesar de haver uma associação entre a formação de bolas de pêlo e problemas digestivos, a alternativa ao vómito pode pôr em causa a vida do gato.

Ao passar para o intestino, as bolas de pêlo vão desregular o sistema do animal e provocar alterações entre a obstipação e a diarreia. Se se der uma oclusão intestinal, o gato tem de ser operado para que as bolas de pêlo sejam removidas. Este último caso é de fato o maior risco das bolas de pêlo, pois se a situação se prolongar sem tratamento, o gato pode mesmo vir a morrer.

Expelir bolas de pêlo pela boca 1 a 4 vezes por mês, é considerado normal e não causa algum problema ao gato. Nos gatos de pêlo curto a média é menor. Geralmente o dono sofre mais do que o gato quando vê o animal a tentar expelir a bola de pêlo. Se o gato vomita mais do que 4 vezes por mês, se expele bolas sucessivamente ou se passou a vomitar mais do que o normal, então deve levar o gato ao veterinário. As bolas de pêlo podem estar a mascarar outro problema.

Para os gatos que não vomitam mais de quatro vezes por mês, a melhor solução para diminuir esta frequência é a prevenção.

Prevenir


Os gatos passam entre duas a três horas por dia a “lavarem-se”. Isto significa que na língua do gato vão ficar muito pêlos presos que são praticamente todos engolidos. As bolas de pêlo são mais comuns em gatos de pêlo longo, uma vez que o pêlo se agrega mais rapidamente no estômago. O problema das bolas de pêlos acentua-se também nas alturas de muda da pelagem, na Primavera e Outono.

Mas os gatos não se lambem apenas para cuidar da higiene. Gatos deprimidos tendem a lamber-se mais, por exemplo.

Para evitar a formação de bolas de pêlo, deve:

  • Escovar o gato todos os dias;
  • Dar uma ração de qualidade que mantenha o pêlo em boas condições, evitando a queda;
  • Utilizar ração ou guloseimas com óleo mineral, que ajuda à separação dos pêlos e à passagem segura da “bola” pelos intestinos. Deve consultar o veterinário antes de trocar de ração."

13 comentários:

  1. Que bom que já estás quase bom!

    Puxa que coisa isso.Eu não sabia disso! Tens sorte de ser um gato muito bem tratadinho e cuidado.

    Tudo de bom,beijs,chica

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que era um problema simples de resolver e você já está quase bom ! Eu pensei que apenas gatos com pelos compridos tinham esse problema. A Rutha vivia vomitando bolas de pelo horrorosas, mas depois que comecei a tosá-la ela nunca mais vomitou. A Pink nunca vomitou essas bolas de pelo, por isso eu pensei que gatos de pelo curto não tinham esse problema. Vou escovar as duas com mais frequência !
    Boas melhoras, querido Xixo !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. pues si,
    hay que tener mucho cuidado con las bolas de pelo,
    que no las traguen,
    un abrazo

    ResponderExcluir
  4. Ufaa que susto amigo graças a Deus não foi nada grave ... Minha es gatinha mimi já teve isso ela também melhorou. Ah que isso é só uma picadinha mas olha eu não gosto de agulhas tenho pavor uiuiui ....

    Melhoras e lambdas

    ResponderExcluir
  5. ainda bem que nao foi nada grave hein? entao deicha eu explicar entao mamae fez um blog so paara mim (billy) e um so pra lola so q no mesmo e-mail entao vc nao gostaria de seguir o billy (eu no caso) ? pf o blog e http://lallalalalala123456.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Xixo querido, que bom saber que você está bem e que era simples. Sempre é bom a gente ler essas informações para ficarmos alertas. Que você fique bem logo, logo.

    Beijos, Néia e Nikita

    ResponderExcluir
  7. Realmente pode ser um problema sério. Ainda bem que está melhor. Sempre bom verificar quando se nota algo errado. Bjks

    ResponderExcluir
  8. Que coisa!
    O meu maninho mimoso, que já foi brincar com os anjinhos no céu, tbm fazia isso.
    Que bom que você está bem.
    Continue se tratando tá?
    Lambeijos da tua aumiguinha Lelé

    ResponderExcluir
  9. Xô, bolas de pelos mesmooo! rs
    Que bom que tudo se resolveu bem!
    Cuti-cuti procê!

    ResponderExcluir
  10. Meu gatinho lindo mas que susto a mami foi passar o fim de semana fora e chegou a pouquinho e eu disse mami tem que ir votar no meu namogadinho e depois estivemos muito aflitas para votar nos cães eu sou amiga de quase todos e então resolvi votar no que tinha sido meu amigo cão primeiro e ai foi o Barum,espero que o Pepi me entenda e não fique triste comigo mas ele está sempre no meu coração para toda a minha vida.
    Depois quis vir ao teu blog e apanhei um Sutão quando comecei a ler que tinhas ido ao doutor...ufufuf...ainda não estou bem...a mami tem sempre um vaso com ervinhas para eu comer até já estou viciada todos os dias vou comer umas e depois sou escovada dia sim dia não e como comidinha para queda de pelo
    Bem amor espero que tenha sido só um susto,agora a mami quer ir dormir está muito cansada da viagem
    Turrinhas e bons soninhos da sua namogadinha
    Kika

    ResponderExcluir
  11. Que bom que Xixo está quase bom e obrigada pelas informações.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. tem um pacotinho, q vem com tipo uma ração, q vc mistura com a ração do gato, é proprio para gato q engole muito pelo! vc da 5 bolinhas por dia misturada na ração!!! ñ lembro o nome rsrsrs mas é otimo, eu dava pro mião q tinha muito pelo! bjss

    ResponderExcluir
  13. Poxa, Xixo! Isso deve incomodar muito!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba