Amiguinhos Amados

domingo, 5 de junho de 2011

Bichinhos - Gato siamês

                                          


  • Venerado por Reis e monges
Considerado o mais inteligente de todos os gatos, o siamês é uma das mais atraentes e populares raças do mundo felino. Não admira, portanto, que se apresente como um dos mais procurados para gato de companhia. Tem as emoções à flor da pele o que o torna o mais hipersensível de entre os demais. Talvez por isso, afeiçoa-se de tal maneira ao dono que sem ele pode até morrer.

  • Origem
Datam de há 500 anos as primeiras referências a este felino. Na Biblioteca Nacional de Bangcoc, há manuscritos do século XIV que já falam no gato Siamês. Esta raça veio precisamente dessas remotas paragens asiáticas, do antigo Sião, hoje Tailândia – aí residindo a origem do seu nome -, e terá sido fruto de uma mutação. Era, então, rei e senhor, venerado por monges budistas e pela realeza. Os criadores ‘modelaram-no’ e, de gato robusto e forte, transformou-se nos exemplares magros e delicados dos nossos dias.
Na antiga cidade siamesa de Ayudha eram uma variedade muito estimada. Figuravam entre os preferidos com entrada garantida no palácio real. Há falta de informação que esclareça a sua passagem das mordomias palacianas do Oriente até à sua vinda para Ocidente. Sabe-se, no entanto, que o Cônsul-Geral de Inglaterra em Bangcoc , comprou um casal em 1884, que viriam a ser apresentados numa exposição em Londres. Porém, os siameses já tinham chegado ao velho continente. Como, ninguém sabe ao certo.

  • Morfologia
As crias nascem com o pêlo todo branco. Só mais tarde o branco sujo ou o creme característicos assumem o seu lugar. Mas, o que verdadeiramente distingue a raça, são as extremidades, quase sempre de um castanho muito escuro, perto do preto. Os mais exóticos conseguem ter as pontas azuis e até de cor lilás!
A sua cabeça é comprida, estreitando para o focinho. O nariz apresenta-se comprido e direito. Os olhos, quase sempre azuis, não escondem de onde vieram: são orientais, em linha oblíqua, a lembrar amêndoas. Tem as orelhas grandes para um corpo, médio, longo e ágil. A cauda é comprida e sem quebras. Pêlo muito curto e fino.
Tudo isto resulta num gato elegante.

  • Carácter
O siamês é muito imprevisível nas suas reações. De um dia para o outro, muda de atitude como quem muda de camisa. As suas formas de manifestar afeto, brincar ou simplesmente de estar, podem ser hoje bem diferentes de amanhã.
Ainda assim é bem sucedido entre os humanos, sendo destes o predileto. Considerado um animal extraordinário, é, simultaneamente, o mais extrovertido de todos, extremamente inteligente e apegado. Mas é também o mais barulhento. Na altura do cio, então, nem se fala...
Emite miados e uivos pouco graciosos, parecendo uma criança recém-nascida. O miado forte e o carácter incomum são aquilo que mais o distingue. Num instante, é capaz de passar da maior frieza às mais vibrantes expressões de afeto. Revela-se fiel e ciumento. Façam-lhe festa no pescoço e ele será um gato feliz.

  • Prós e contras
É das poucas raças que aceitam a imposição da coleira, mais uma vez, como o cão. Pode, inclusive, ser levado a passear à rua preso a uma, bastando, para tal, que o acostumem desde cedo. Vive com prazer num apartamento. O problema é que sonha com a liberdade, a qual tenta conquistar. Quase sempre, entrega o seu afeto e dedicação a um só membro da familia. Separado dele, pode até morrer.

18 comentários:

  1. Eles são lindos e não conhecia sua origem...

    Os que eu tive sempre foram daqueles bem "chiques", rsrs Não podiam ser mais guaipequinhas...Mas tri queridos!

    beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que os meus antepassados eram tão chiques e importantes..
    Xixo acabei de saber agora que vovo foi para hospital a mami está muito triste e eu tambem o Tim morreu ontem, que se passa comigo e com a mami os amigos estão a ir embora
    Turrinhas da tua Cinderela
    Mami vai por no blog e depois vai para terra para ir ver o vovo
    Diz ao pepi para ajudar o Tim lá no ceú dos bichinhos
    Kika

    ResponderExcluir
  3. me a encantado aprender cosas del siamés que ylo no sabía,
    es cierto que dicen que es muy inteligente,
    muchos besitos Xixo, Pepi y a mi querida Verena y buena semana

    ResponderExcluir
  4. oHHH, gracias por quitar la palabra de verificación,
    así es mucho más rápido !!!!

    ResponderExcluir
  5. Quantas caracteristicas tem esse tipo de gato hiem?
    Adorei saber dele!!
    Bjs do Neno

    ResponderExcluir
  6. Oiii fofos que lindo seus antepassados eram todos importantes não é Viu XIXO você também pode participar do nosso sorteio o Pepinho já participou falta você Gatinhos são bem vindos e como meu blog é caunino poucos gatinhos seguem mais são os cachorrinhos só tenho 4 gatinhos participando quer participar você também ??

    Lambejinhos

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu não sabia nada sobre esta raça em especial,eu sou muito alergica e quando vou a casa de alguem que possua um gato,eu agradeço quando ele não vem me acariciar,pois eu não consigo dizer não,tenho uma amiga que tem um gato cinza de olhos violetas,ele fica acariciando meu rosto,não consigo dizer não diante de tanta fofura.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    que legal conhecer outro blog de pet
    Eu fiz um blog para a minha Lethy, uma coocker muito fofa
    Vou dizer a ela pra vir visitar vocês
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Elas são muito bonitas, e eu também ouvi dizer que eles são muito inteligentes!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo15:17:00

    Tenho de entrar como anónimo de outra forma não entro. Parecia ter o problema resolvido e não tenho.

    Um beijo, bichinos amados

    ResponderExcluir
  11. Anônimo15:21:00

    Voltei ao mesmo. Não entro sem ser como anónimo!

    Isto está complicado,

    Mª. Luísa Adães

    ResponderExcluir
  12. São lindos mesmo! Adoro os olhinhos azuis. Aqui em casa os meus ficam bem escuros, pois não pegam sol diretamente. Mas se criados mais soltos, ficam assim bem clarinhos com a extremedidas mais escuras.
    Mas claros ou escuros, são lindos!
    Beijinhos e carinhos, desejando que tenham uma semana muito especial, Toca dos Gatos.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo16:03:00

    Bichinhos Amados

    Só vos posso escrever como anónimo. Não fechem o anónimo!

    Beijos, Pepi, Xixo

    ResponderExcluir
  14. Anônimo16:04:00

    Esqueci de colocar meu nome,

    Maria Luísa Adães

    ResponderExcluir
  15. Quer dizer que você é imprevisível ? Eu diria que todos os gatos são imprevisíveis...Mas eu me lembro bem do dia que você tentou a liberdade andando pelas escadas do prédio !! Ainda bem que foi resgatado a tempo ! Sem contar que os siameses têm lindos olhinhos azuis sonhadores...
    Lambidas da Rutha

    ResponderExcluir
  16. Coisinha peluda linda!!!!! E amada!
    Beijossss!

    ResponderExcluir
  17. eu tive uma poodle! era a Frooda! ela parecia um cavalo! era enorme rsrsrsrs ñ tinha essas carinhas de fofinhos q normalmente os poodles tem! rsrsr bjss

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba