Amiguinhos Amados


Para Interagir Conosco, Clique Na Imagem.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bichinhos - Quando procurar o "Tio Vet "?

Aumiguinhos,
Auki é o Pepi
Vim dar notícias do XIXO e também pesquisei uma matéria muito importante:
QUANDO LEVAR O SEU BICHINHO AO "TIO VET"
Bem, o XIXO está quase bom. No final desta semana ele já deve ter alta. Muito legal, né?
Ele manda agradecer os comentários tão carinhosos que tem recebido e manda muitos ronrons para todos.
Aumiguinhos,
Segue então a matéria
Espero que seja útil para vocês
Lambeijinhos estreladinhos do aumiguinho
PEPI
Quando procurar um veterinário?
Muitas vezes achamos que o que nosso bichinho tem não é tão preocupante, e não damos muita atenção, até que se torne algo sério demais, e de tratamento longo…
Óbvio que em algumas situações, nem tem o que se discutir.
O animal foi atropelado, deixou de comer, se machucou seriamente, tem sangue em alguma parte do corpo do bicho, tomou uma pancada forte, parece desorientado, é URGÊNCIA. O animal corre risco de morrer!!!
Porém, existem algumas situações que quanto mais cedo o dono perceber um sinal diferente, mais chances o animal tem de ser tratado com êxito e por um tempo menor, sendo menos sofrido pra ele, e menos custoso para o dono. Conhecemos a rotina dos nossos bichinhos de estimação. Gatos mantém um ritual de limpeza diária, e qualquer alteração nesse comportamento deve ser motivo para o dono se preocupar. Cães que não comem, ou que comem mais que o normal, devem ser vistos com atenção.
Animais que chacoalham a cabeça com frequência, com diarreia que dura mais de um dia, vômitos que duram mais de um dia, falta de apetite, sede exagerada, apatia ou desânimo, secreções nos olhos, secreções no focinho, dor ao ser tocado, ausência de fezes. Em todos esses casos, a indicação é “leve a um veterinário”, para que ele possa examinar. Muitos sintomas ISOLADOS são percebidos por nós, donos, e em um exame feito por um profissional, podemos descobrir coisas que nem percebemos ainda.
Agora, existem coisas que não percebemos, ou não levamos em consideração.
A dona de uma cadelinha  chamada Gabi… percebeu um “branco” nos olhos da Gabi (poodle) numa noite, e no dia seguinte cedo estava no veterinário. Depois, pensando no comportamento dela (e depois de medicada também), ela e o  marido viram que ela já não esfregava mais o focinho na gente. Quer dizer, NÓS interpretávamos como “focinho”, e achávamos que ela fazia isso quando estava feliz… mas não era, já era por conta do que ela sentia dentro do olhinho. 
          No nosso caso, ainda bem que percebemos, a tempo,  que os "engasgos" do XIXO não eram uma coisa normal
          e, assim mesmo, a primeira veterinária não soube dar um diagnóstico acertado...
Quantos outros casos a gente não conhece, de sintomas de muitos dias que são interpretados por nós como “simples” ou passageiro, que se tornam problemas sérios?
Pense nisso. Até mesmo alguma coisa que parece ser “bonitinha” deve ser investigado pelo veterinário. Além do CORRETO ser sempre a PREVENÇÃO, ou seja, não esperar o animal ficar debilitado, não esperar o animal ficar dias sem comer para levá-lo a um veterinário.

9 comentários:

  1. me alegro que Xixo esté mejor,
    besitos y pronta recuperación !

    ResponderExcluir
  2. Pepi ainda bem que deste noticias do Xixinho e que ele vai ficando melhor cada dia que passa,já estáva a ficar aflita de não saber nada dele hoje
    Gostei muito do que escreves-te, achamada de atenção para os donos não facalitarem!
    Turrinhas carinhoas ai para todos
    Da Kika

    ResponderExcluir
  3. Oiii!!!
    Minha mamis e meu papis foram passear comigo em um sábado lindo de sol, aqui pertinho de casa! Estacionaram o carro, me puseram a guia e... nada de eu querer seguir com eles. Até que perceberam o porque de eu não querer acompanhá-los. Eles haviam estacionado bem em frente ao meu Dr. Vet... E EU MORRO DE MEDO DE GANHAR INJEÇÕES!!!!!!
    Até agora eles riem de mim...
    Lambeijos da Brenda!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal e interessante ...
    É sempre bom sabermos mais...
    boa semana para vc...
    Até mais

    Beijos
    Rubi

    ResponderExcluir
  5. Temos que estar sempre de olhos abertos aos sinais.

    Ficamos felizes em saber que ele está melhor a cada dia e logo, completamente livre de tratamentos... Ainda bem! beijos, linda semana,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  6. Xixinho !estáva muito aflita sem saber nada de ti mas depois li o comentário do Pepi já fiquei melhor .
    Mas agora que li o teu lá no blog então ai sim já estou outra ,querido vai acertar sim é doce como você
    Ronrons da tua namogadinha que te quer muito
    Kika

    ResponderExcluir
  7. Ai que bom que o Xixo está a melhorar!!!

    Em breve vai estar aí a escrever poemas à namogadinha Kika e a fazer muitos ronrons ;)

    Bjs, turrinhas e ronrons ;)

    ResponderExcluir
  8. Estou muito feliz que você está fazendo melhor e minhas irmãs e eu continuo a enviar-lhe lotes de cura ronrona meu amigo.

    ResponderExcluir
  9. Quem ama, cuida!
    O Xixo é muito amado!!
    Beijos e lambeijos!

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba