Amiguinhos Amados

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bichinhos - Gato de olho ímpar

Gato de olho impar (também chamado gato de olhos bicolores) é um gato que tem um olho azul e outro amarelo, verde ou laranja. Este é devido à anomalia genética de heterocromia. Este fenômeno ocorre comumente em gatos brancos, porém pode-se encontrar raramente em gatos de outras cores.

Causa

A coloração dos olhos desse tipo de gato ocorre em gatos com o gene branco dominante, que mascara qualquer outro gene de cor. É  um gato branco  com o Gene Branco Manchante (também responsável pelas manchas nos dálmatas). Esta característica genética inibe que os grânulos de pigmentos alcancem um olho durante o desenvolvimento, assim o gato apresenta um olho azul ou verde e outro amarelo ou laranja.

Filhotes

Todos os gatos filhotes possuem olhos azuis, e é difícil perceber quando este possui olho ímpar. O tom do azul do olho do gato de olho ímpar é diferente em um dos olhos. A cor dos olhos do gato, em geral, muda conforme o crescimento, de azul para verde e de verde para amarelo, até chegar a cor final quando atinge a fase adulta.

Surdez nos gatos de olho ímpar

Muitas pessoas acham que os gatos de olho ímpar de coloração branca nascem surdos de um dos ouvidos. Isto não é verdade. Por volta de 60% e 70% dos gatos de olho ímpar podem ouvir. Cerca de 10 a 20% dos gatos brancos normais nascem surdos ou ficam surdos com o processo de envelhecimento felino. Gatos brancos com um ou dois olhos azuis têm maior tendência a ter surdez genética, com o gene branco causando ocasionalmente a degeneração da cóclea alguns dias após o nascimento.

10 comentários:

  1. Conheço gatos assim, mas não sabia nada disso.Interessante! beijs,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. pues si, e visto alguno, es sorprendente y muy bonito el juego de colores,
    muy bueno tu artículo,
    besitos

    ResponderExcluir
  3. Verena,que interessante esse texto!Não sabia a causa dos olhos de cores diferentes e nem dessa probabilidade de surdez!Muito legal!E como são lindos esses gatinhos!Lambeijos e rons rons da tia Anne!

    ResponderExcluir
  4. Eles são lindo viu!! adoro!

    bkj e obg pela visitinha..espero que nossos bixinhos vivam bem muito! mas como vc disse..enquanto estiverem aqui...cuidar deles com amor!

    bjk e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Lá no abrigo tem um gatinho de olho ímpar, é lindo. Ele pode ser surdo e a gente nunca ter percebido, vou fazer um teste.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Hoje estou passeando pelo meu mundinho...e encontrei vc...Adorei o Post...Venha me visitar no Meu Cantinho no Japão ou no Meu Denguinho...Ficarei muito feliz...
    http://nininhavalente.blogspot.com/
    http://sandramitsue.blogspot.com/
    Cheirinho pra vc...

    ResponderExcluir
  7. Que interessante! Eu não sabia qual era o motivo de isso acontecer. Esses gatos são lindos!

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir
  8. Que lindo! Lembrei da minha prima que tinha um olho azul e o outro verde.beijinhos e paz!

    ResponderExcluir
  9. que interessante,bom saber
    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá meu nome é Alice e tenho um gato assim eu queria saber como dou banho nele pois ele esta muito encardido

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba