Amiguinhos Amados

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bichinhos - Bichinhos são um bom presente??


Presentear é uma das atividades mais importantes no fim de ano. Haja criatividade para escolher o que dar a pessoas queridas, como familiares e amigos. E que tal presentear com um bichinho?

Saber se a pessoa curte animais, a hipótese soa interessante. Porém, o zootecnista Alexandre Rossi, o Dr. Pet, explica que é preciso tomar alguns cuidados antes de ir ao pet shop escolher o presente.
O mais importante é ter responsabilidade. O ideal, se a ideia for presentear uma criança, é falar com os pais antes, pois eles dividirão os cuidados com o novo animal de estimação. Dessa forma, você não vai criar um problema na família.

Caso a grana esteja curta, adotar um animal em centros de zoonoses ou em ONGs pode ser o melhor caminho.
É necessário verificar se o local oferece aos bichinhos boas condições de limpeza e tratamento e se há um controle na vacinação.

Stélio Facca Loureiro, professor da faculdade de medicina veterinária da Unesp, lembra que há muitos vira-latas adultos nesses locais esperando por um dono.
Dificilmente, afirma o especialista, darão algum problema no novo lar e ficarão muito agradecidos por serem adotados.

- Existem feiras municipais de adoção de animais, organizadas por centros de zoonoses. Nesses espaços, os bichos são saudáveis, vacinados e até mesmo castrados. É importante perguntar se o "presente" já está medicado. Uma das vacinas mais comuns e seguras é a V10, que imuniza contra dez doenças.


Cachorros são bons companheiros

É bom tomar nota de algumas dicas para o bichinho fique distante da possibilidade de virar um presente de grego.

Rossi alerta que cachorros até podem ser maioria, quando o assunto é animal de estimação, mas também é o bichinho que mais dá trabalho. Ainda sim, é uma boa opção, desde que se encaixe no perfil de quem o ganhará.

- Cachorro quer sempre companhia para brincar. É o bichinho que mais interage com crianças, mas também exige muita atenção.

Gatos resistem a donos estabanados

Se a criança for levada ou desastrada, gatos são perfeitos. Em apartamentos, a sugestão é instalar telinhas nas janelas para o felino não correr risco de cair.

- Mesmo dentro de apartamento, é possível ter um gato. Só é preciso ter em mente que eles não suportam ser agarrados demais e também exigem certos cuidados como: visitas periódicas ao veterinário, por exemplo
A caixa de areia, para as necessidades, deve estar sempre limpa. A ração deve estar sempre fresquinha e a água deve ser trocada com freqûencia.


Gatinhos também não gostam de ficar sózinhos por muito tempo.
O futuro dono não deve esquecer que, ou seja um cãozinho ou gatinho
Um Bichinho não é um brinquedo!!!
Ele requer atenção, responsabilidade, muito carinho e cuidados permanentes.
Ele não é descatável e viverá  por bastante tempo. 
Então vale pensar bem, antes de se presentear um "amiguinho" de quatro patas. 

8 comentários:

  1. Importantíssimo a criança ( e até alguns pais) saber que o bichinho não é brinquedo, vai precisar cuidado9s, vacinas, carinho, respeito, tanta coisinha e que vai crescer, ficar velho e um investimento num cachorrinho é coisa pra no mínimo 12 anos. Eles merecem atenção...
    Não gosto dessa onda de presentear e depois passa o Natal, chega a época da praia(aqui no Sul) e os donos acham que estão se incomodando demais com o pobrezinho...

    Um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que bichinho não é presente, mesmo com a melhor das intenções, dar um bichinho de presente é como se ele fosse um objeto qualquer! A pergunta é se as pessoas dariam crianças de presente? Talvez alguns até sim rsrsrs, mas é anormal, então acho que bichinhos não devem servir como presentes!
    bj
    Si
    Manda um abraço e um beijo e um apertão pra Bebel, pra Tuca, pra Tekila e pro Vitorio tá bom?

    ResponderExcluir
  3. Acho que podem ser presentes sim, desde que concientes e sabendo que é o melhor e mais importante presente que ganhamos, pois estamos diante de uma vida, de um ser que nos dara amor e companheirismo e que devemos nos responsabilizar por ele. É um presente de uma vida e por isso requer muitos cuidados e um compromisso sincero da parte de quem recebe. Tem que ser algo discutido e analisado antes de seguir em frente nesta escolha.
    Pepi valeu lembrar de falar sobre isso nesta época para que fiquemos atentos a sua importancia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adoramos seu post tia Verena!!!
    Perfeito!!!!
    Beijinho
    Scu e mamis

    ResponderExcluir
  5. Tem que pensar muito antes de dar um bichinho de presente ! Mesmo quando as pessoas querem muito um peludinho ficam desanimadas com a trabalheira que dá cuidar de um filhote e acabam não cuidando direito ou até mesmo devolvendo o bichinho. Depois vêm as férias e tudo se complica. E as mães também não devem deixar todo o trabalho pra as crianças senão desanima.
    Gostei muito do post, um bom guia com muitas respostas às dúvidas das pessoas que querem adotar um animal.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  6. uma vez ganhei um cachorro de presente e minha mãe devolveu...eu tinha amado mais o pior não foi ficar sem o cachorro , pq os meus gatos faziam as vezes de cachorro ..o pior foi passar pela vergonha de ter q ir na casa da pessoa com minha mãe pra devolver....então aprendi a lição não de um nenhum animal p outras pessoas mesmo q vc sabia q elas queiram..pq são elas q vão ter q assumir um compromisso ...gostei do post!!bjs Mari

    ResponderExcluir
  7. Acho que é um presente maravilhoso se tiver certeza que é esperado e será muito bem vindo! Eu, de meu lado, quero esse mesmo aí da foto! Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Acho que só devemos presentear com animais quem já tem idade suficiente para cuidar dos filhotes e consciência de que eles sentem fome, frio, medo, sede e dor. Muitas pessoas presenteiam crianças pequenas com filhotes como se eles fossem brinquedos descartáveis. Fico indignada, amiga!
    Beijocas, muuuuitas!

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba