Amiguinhos Amados

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Bichinhos - Ronronar, O que é??

Uma característica marcante da personalidade felina é o famoso ronronar. Quem tem um gato sabe o quanto é gostoso ouvir o ruído tranqüilizante da língua do “R”. Ele se expressa com repetitivos “Rsrrrrr...”, sonoros e aconchegantes, parecendo uma melodia de ninar. Na verdade, esta é a sua música. O prazer e a alegria que sente exteriorizam-se num prolongado “PURRR...”. Só que infelizmente, não é só de satisfação que ele ronrona, mas também por dor e solidão. Porém, é muito fácil identificar se é alegria ou insatisfação o que sente, pois quando ele faz este barulho perto do dono e procura aconchego, devemos aproveitar este momento, pois significa que quer compartilhar conosco deste momento de felicidade. Ao contrário, se ele se esconde e não quer conversa com ninguém, pára de se alimentar e procura estar sempre só, o ronronar comprova ser preocupante e logo um veterinário de confiança deve ser consultado. Por causa deste ruído, durante séculos, para o homem, o gato foi o vilão dentre os animais. É preciso desmistificar o fato de que o gato tem e causa asma. Pessoas menos informadas passaram tais informações e parece que estes tabus foram passados de geração à geração e muita gente, ainda hoje, em pleno sec. XXI  , não tem a companhia de um gato, só de medo de pegar tal doença. Tudo por não saberem traduzir esta linguagem, sem ser igual, que só os felinos a possuem, que é o ronronar. O gato ainda sofre a injustiça do homem, por ignorância e falta de informação a respeito. Ninguém havia pesquisado sobre este som abafado, que é produzido pela dilatação de uma veia localizada próxima às cordas vocais, que vibra quando o animal está feliz ou doente. Logo, crendices populares repercutem facilmente, mas nem sempre são verdadeiras e a pesquisa científica está aí para provar o contrário. Gato faz bem à saúde dos humanos e pesquisas recentes comprovam que pessoas que convivem com animais e especificamente com o gato sofrem menos de “stress” e dificilmente morrem de infarto do miocárdio.

10 comentários:

  1. Pouco a pouco, com o convívio sabemos entender os ron-rons deles.Um amor! beijos, lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber mais sobre esse ronronar dos gatos, pois sempre tive mais afinidade com os cachorros e agora é que tenho gatos e estou aprendendo a linguagem deles!...rsss...tem horas que o Mozart até parece um cachorro tb!...rsss...acho que é a convivencia com a Fadinha!...rsss..lambeijos da tia Anne e rons rons do Mozart!

    ResponderExcluir
  3. show de texto!
    beijinhos afetuosos...

    ResponderExcluir
  4. Amo o ronronar dos gatinhos, quando é de alegria!!!....:) Nada a ver com asma, o povo tem que informar mais sobre isso.

    Beijos, Néia e Nikita:)

    ResponderExcluir
  5. (O Kibon também "ronrona". rsrrsrsrs)

    ResponderExcluir
  6. Gatos são sempre bons para o que o aflige!

    ResponderExcluir
  7. As minhas ronronam felizes quando estão no meu colo e ronronam infelizes quando eu dou banho ! Mas a Pink ronrona bem baixinho, desde bebê. A Rutha faz mais barulho e o campeão era o Martim que parecia uma geladeira barulhenta ! Ele sempre me acordava de madrugada com seu ronronado !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  8. Passando p/desejar uma quarta-feira iluminada e avisar que tem brincadeira+selinho especial p/você lá blog! Vem buscar! Vem! Tô te esperando!.... Bjãozão no coração! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ronronar é o que a dodo minha irma mais faz nesta casa. ela simplesmente não mia... nunca miou. sério.

    ResponderExcluir
  10. A Tixa e a Juju ronronam bem baixinho, temos quase que enconstar a cabeça no peito delas para escutar. Agora eu adoro quando sou acordada de manhã pelo ronron alto do Shake.
    Beijos

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba