Amiguinhos Amados

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Bichinhos - O que é o Halloween?

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos.  Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorizam e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
Fonte: Sua Pesquisa.Com 
 QUE VENHA O HALLOWEEN!
Desejamos um Feliz e Relaxante Final de Semaninha!
E que a Nova Semana seja Alegrinha!

14 comentários:

  1. Também não faz parte da nossa cultura, pelo menos dessa maneira, mas é divertido para as crianças e como tenho duas...entro no jogo!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Aqui só vemos festas nos cursos de inglês. Gui lá ontem teve sua festa. Já na Inglaterra, Marco espera pelo entardecer hoje e tudo lá na casa preparado. Bem legal! bjs, chica e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  3. Que seu fds seja recheado de gostosuras e travessuras =)

    ResponderExcluir
  4. Have a spooky cool Halloween dear friends!

    ResponderExcluir
  5. Esses fofos vestidos de bruxinhos ficaram uma graça.
    bjs amiga Verena e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Verena!
    Uma concorrência desleal com o Saci, já que no Halloween vários personagens podem ser incorporados pelas crianças. Afinal, a festa é para elas. Lembro de um movimento dentro da blogosfera, ao qual participei, em prol do nosso folclore. Não tem como ir contra o que a globalização impõe, que é a assimilação da diversidade de culturas para termos um mundo mais compreensivo e rico de valores.
    É justo que as escolas de inglês comemorem a data, pois à princípio, quem estuda numa dessas escolas deseja morar ou visitar o país americano - de antemão aprendem as datas comemorativas, como o 4 de Julho, que não vejo os brasileiros reclamarem.
    Mas as escolas que não são de língua inglesa, bem poderiam fazer festas temáticas com figuras do nosso folclore... quem sabe uma semana antes do carnaval? Seria um incentivo para as crianças se fantasiarem. Por agora é querer demais!
    Boas comemorações!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Verena, por aqui o Halloween também está pegando moda,)) e algumas crianças e adultos se divertem! Hoje no metro de Lisboa estão ocorrendo neste momento algumas brincadeiras !
    Os bichinhos ficaram bem engraçados! São um amor!
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  8. Hoje é dia de deixar uma frase pra vc!

    Deus é capaz de trocar reinos por ti, abrir mares pra que possas atravessar e se preciso fosse daria novamente a vida por ti!
    Deus só não é capaz de deixar de te amar...
    Acredite!!

    Padre Fábio de Melo

    Bom final de semana
    Bjuss com meu carinho de sempre

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  9. Não sou fã dessa festa, não. Sou mesmo a favor de que ela nada tem a ver com a nossa cultura. O brasileiro tem tendência em copiar, muitas vezes não sabe nem a origem e isso é um perigo para as nossas vidas, as nossas almas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Verena
    o que me encanta aqui é que os gatinhos estão sempre presente
    aos temas que você escolhe. Acho lindo!
    São muitas informações importantes, e eles estão nas imagens
    sempre lindas!
    O mundo evolui e faz suas escolhas. O Halloween brasileiro difere dos outros. Só acho que a data do Saci poderia ter sido escolhido em outro momento, para não misturar as culturas.
    beijinhos nos gatinhos Zizi

    ResponderExcluir
  11. Oi Verena! Poi eu acho legal o halloween.E acho também que seria muito bom, se o dia do Saci fosse mais divulgado e comemorado como o dia das bruxas. E concordo com a Zizi que deveria ser comemorado em dia diferente,para separar as comemorações. Os teus bichinhos estão lindos com as fantasiasBjs

    ResponderExcluir
  12. Adorei os bichinhos de bruxinhas!! Beijinhos Pedrinho

    ResponderExcluir
  13. E viva as bruxas, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  14. Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay!

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba