Amiguinhos Amados


Para Interagir Conosco, Clique Na Imagem.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Bichinhos - Minha Caixa minha vida!

Quem tem gato sabe: você pode comprar um arranhador ou uma bolinha, mas nada vai deixar o bichano mais feliz do que uma simples caixa abandonada. Isso mesmo, uma caixa. Qualquer modelo: de sapato e de móveis, pequenas e grandes. O importante é ser um caixa. Mas por que essa preferência, quase viciante, de gatos por caixas? Esse é mais um mistério que nem mesmo a ciência consegue desvendar por completo.
É óbvio que as caixas proporcionam uma proteção extra para os bichanos. Eles podem ficar ali por horas dormindo ou bolando uma emboscada para seus pés. Mas não é possível que seja apenas por isso! Graças a bioveterinários especializados em comportamento felino, hipóteses concretas foram formuladas, e podem te assustar: talvez seu gato não apenas goste de caixas, mas realmente precise delas.
Seguro: talvez. Confortável: NÃO! (Foto: Creative Commons) Entender a mente felina é bem complicado. Afinal, os gatos burlam testes de inteligência, diferentemente de outros animais. Mas as pesquisas dizem que os bichanos sentem conforto e segurança em lugares fechados e apertados. Essa é a provável explicação do amor de gatos pelas ~confortáveis caixas.
Outro estudo, realizado pela veterinária holandesa ClaudiaVinke revelou que os gatos precisam de caixas para ficarem menos estressados. Vinke separou caixas em um abrigo para gatos e notou que os felinos recém-chegados eram os primeiros a se abrigarem, por se sentirem em perigo. Depois, a veterinária analisou os animais e percebeu que os gatos das caixas estavam com menores níveis de estresse.
A verdade é que todos gatos se escondem quando se sentem ameaçados ou estressados, inclusive os selvagens. A diferença é que os gatos domésticos não têm árvores para subirem, e então se escondem em caixas de sapatos. Abaixo um vídeo de amor entre gatos e caixas: 
Fonte: Revista Galileu

6 comentários:

  1. Que coisa estranha isso, né? Eles adoram mesmo as caixas. Se aninham e aconchegam nelas! Lindas fotos e post! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Que legal saber essas informações, a Morghana ama as caixas, eu adoro ver como ela fica feliz quando chega alguma lá em casa!! Os felinos são muito especiais, amo esses bichinhos!! ♥

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante Verena,eu desconhecia.
    bjs amiga
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Os meus todos gostam, mas o Nelson é O Tarado Maníaco das Caixas lá em casa!

    ResponderExcluir
  5. Eles adoram caixas mesmo!
    Ótimas informações.
    bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  6. Que interessante essa paixão dos gatos por caixas!rs
    As veterinárias podiam começar a fazer caixas personalizadas! rs
    bjs do neno

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba