Amiguinhos Amados

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Bichinhos - Passear é bom demais!

Passear sempre é bom, desde que não existam restrições por conta de problemas de saúde ou idade. Cães são animais sociáveis que adoram interagir com pessoas e outros animais, dessa forma, uma rotina de passeios diários pode trazer muitos benefícios. Cães que passeiam são mais calmos e tranquilos em casa, pois liberam boa parte de sua energia na rua. 

Caminhar, correr e brincar favorece a socialização, diminui o estresse, ajuda na manutenção ou redução de peso, fortalece a musculatura e ajuda a manter o sistema cardiovascular em dia. Isso sem falar nos benefícios que o passeio trás para os donos também! Afinal nada mais gostoso do que um passeio bem gostoso na companhia do seu melhor amigo, não é mesmo?

Porém, alguns cuidados devem ser tomados para que a diversão não se transforme em problema. Independente do local, sempre se recomenda passeios com coleira e guia.

Jamais se deixa o animal andar solto, mesmo que ele seja adestrado ou esteja acostumado a passear. Mesmo cães adestrados podem reagir a diversos estímulos, como outros cães, uma fêmea no cio, gatos, barulhos, luzes, pessoas, etc. Um momento de distração pode significar uma corrida para a rua em direção à um carro em movimento e resultar numa fatalidade. É bastante comum também brigas com outros cães ou fugas atrás de gatos, algumas vezes com desfecho trágico.  Portanto jamais se esqueça da principal premissa quando se fala em passeios: sempre usar coleira e guia.

Outro cuidado envolve o uso regular de antiparasitários, pois parques e praças costumam ser locais potencialmente infestados com pulgas e carrapatos. Manter seu cão com o antipulgas e carrapaticida em dia pode evitar esse problema. A escolha de um local adequado também é importante. Dê preferência à parques e praças limpos e seguros e estabeleça um trajeto diário e sem muitas variações para que o cão se acostume com o local, pessoas e outros animais. Isso deixará o passeio mais prazeroso. Evite andar em ruas movimentadas e perigosas.

Não force o cão a caminhar muito rápido ou por tempo demais, especialmente se for um dia muito quente ou muito frio. Respeite os limites dele, fazendo momentos de descanso e oferecendo água se a caminhada for um pouco mais longa. No verão, evite os horários mais quentes e sempre se certifique de que a calçada não esteja quente demais a ponto de queimar as patinhas dele.

Se seu cão for daqueles mais rebeldes, que curtem puxar, rodear, latir em excesso ou brigar com outros animais, não o puna. Eduque-o. Converse com um adestrador a fim de saber qual a melhor maneira de modificar hábitos ruins e fazer do passeio um momento agradável tanto para o cão quanto para o dono.
Viram só? Passear é bom demais! 
PORTAL NOSSO MUNDO

12 comentários:

  1. ótimas dicas e eles adoram passear...bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Passear é bom demais e com as dicas que vc está dando tudo fica melhor ainda...
    Uma imagem linda, Verena...
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Verena,
    Concordo plenamente. Os animais necessitam libertar as suas energias e o ar livre só lhes faz em todos os sentidos, claro, com as necessárias cautelas.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Ola, querida amiga Verena !
    Tenho visto tantos no calçadão ...
    Alguns são lindos e até tiro fotos...
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Com certeza que os animais também necessitam de sair de desfrutar da vida e passear é sem maravilhoso ,muitos beijinhos querida amiga felicidades

    ResponderExcluir
  6. É verdade, algumas pessoas não têm disciplina para levar seus animais para passearem e causam transtornos aos transeuntes. Boas dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que belo post e que ternurenta imagem: gatinho e cachorrinho agarradinhos.

    Muitas dicas e conselhos úteis para quem tem animais, os queridos pets. Eu não tenho, pke vivo num apartamento.

    O passeio faz bem a eles e a quem os vai passear, pke a marcha traz imensos benefícios à saúde deles e à dos humanos.

    Evidente que nem todos os cachorros agem da mesma forma, e portanto, é necessário que o treinador ensine ao humano como se comportar com ele.

    Beijos e tudo de bom pra ti, Verena!

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante. São uma fofura :) Amei

    Beijo de boa noite

    ResponderExcluir
  9. Muito bom e preciso texto com os cuidados para com estes seres, Vejo por aqui estes cuidados, principalmente por ser animais de apartamento.
    Bela partilha Verena.
    Abraços carinhoso.

    ResponderExcluir
  10. Olá Verena, o passeio para ele é um momento de felicidade, são como crianças gritando por liberdade, mas há que se ter cuidados. Lindas imagens...A M O O O O O !

    BJS!

    ResponderExcluir
  11. Ótimos ensinamentos Verena,os cãezinhos precisam de cuidados bem especiais.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  12. Amiga,
    descobri tudo isso na urgência das mudanças de hábitos do Thuran, antes solto em casa com quintal e jardim, depois preso num apartamento, ô dificuldade.
    Os aconselhamentos que vc trouxe aqui são ultra necessários pros donos dos pets, além de cultivar o bem-estar dos animais, respeitar o ambiente e os transeuntes.
    As fotos são muito fofas.
    Bjos e bom final de semana, querida.
    Calu

    ResponderExcluir

Volte Sempre
Lambeijos e Ronrons
Pepi,Xixo,Juja e Jujuba